COVID -19 – Novas medidas preventivas da Freguesia de Olhão

A Freguesia de Olhão em harmonia com as medidas apresentadas pelo Município de Olhão, na sequência da reunião de articulação promovida pela Comissão Municipal de Controlo e Vigilância COVID-19, com a presença das Juntas de Freguesia do Concelho e com vista a seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde, além das medidas já previstas no Plano de Contingência desta Freguesia, decide adotar as seguintes medidas preventivas:

1.

Encerramento ao público, entre os dias 13 e 29 de março, de todas as atividades culturais e sociais, nomeadamente:

• USO (Universidade Sénior);

• CAPO (Centro de Pintores);

• Gabinete de Enfermagem;

• Gabinete de Nutrição;

• Consultas de Psicologia e Terapia da Fala;

• Outras atividades desenvolvidas nas nossas instalações pelos nossos parceiros, nomeadamente APPC, MOJU, APAV e todos os que regularmente solicitam as nossas instalações.

2.

Cancelamento de todos os eventos públicos previstos para este período, nomeadamente:

• Mercado Mensal de Artesãos e Produtores Locais, previsto para dia 15 de março;

• Mostra de teatro no Auditório Municipal prevista para dia 27 de março

3.

Adopção de estratégias de comunicação não presencial entre elementos do executivo e colaboradores, por via de comunicações telefónicas, por e-mail ou se necessário, recorrendo à vídeo conferência;

4.

Implementação de restrições no atendimento da secretaria. A Junta de Freguesia de Olhão solicita aos seus fregueses que neste período de contingência, evitem a deslocação à secretaria, privilegiando o contacto telefónico ou por correio electrónico.

Os serviços de atendimento ao público, vão manter-se em funcionamento, mas com limitações, nomeadamente:

• Os atestados de residência, provas de vida e outros demais documentos ou licenciamentos emitidos pela Freguesia, devem ser solicitados por e-mail. Sendo que a secretaria da Freguesia de Olhão fornecerá o respectivo formulário para efeito, ao que o freguês deve responder com o mesmo devidamente preenchido e anexar cópia dos documentos necessários. O levantamento e conferência de assinaturas será efetuado por marcação, em articulação com a disponibilidade dos fregueses e da secretaria, respeitando os prazos legais previstos e privilegiando assim o distanciamento social recomendado pela DGS.

• Todos os restantes atendimentos, devem ser igualmente solicitados por telefone ou e-mail, sendo a marcação dos mesmos condicionada à disponibilidade dos serviços e atendendo á sua urgência e inevitabilidade.

Estas medidas serão avaliadas de acordo com o desenrolar da situação e em consonância com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

A Junta de Freguesia de Olhão apela a todos os Olhanenses que neste período de contingência sigam exemplarmente todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, bem como de todas as entidades envolvidas neste processo, apelando ainda à solidariedade, consciencialização e responsabilidade social que cada um tem neste processo de contenção.

Estamos convictos da compreensão e empenho de todos, assim como do sentido de responsabilidade e de respeito pelo próximo que caracteriza os olhanenses, em particular nos momentos mais importantes.

Sejamos um exemplo na superação deste desafio!

O Presidente da Freguesia de Olhão,

João Paulo Pereira Evaristo

“Love Me Duo” atuam no Auditório da Praceta de Agadir – 06 de abril às 17H00

Exposição “Abril 1974-2024” do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria – 02 a 30 de abril de 2024