“A origem dos insultos” encerra ano letivo da USO

A última aula do ano letivo da Universidade Sénior de Olhão aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 9 de junho, e este ano foi diferente. Os alunos receberam a visita do Professor Doutor Sérgio Luís de Carvalho que veio, de propósito, de Lisboa para lhes falar de um tema algo bizarro: a origem histórica e significado dos insultos portugueses.

Tendo por base o conteúdo do seu livro “Dicionário de insultos”, o autor começou por explicar que levou mais de vinte anos a estudar o tema e seiscentos e muitos insultos, até conseguir editar a obra. Foi com muito graça e ligeireza que apresentou mais de três dezenas de insultos e suas origens, com as suas explicações muito bem ilustradas em powerpoint.

Não destacando nenhum insulto em particular, é de referir que o Auditório da Praceta de Agadir esteve repleto de atentos ouvintes, tendo todos eles ficado muito agradados com esta aula invulgar. No final, muitos interessados adquiriram o livro, certamente com a curiosidade de melhor aprofundar o tema.

Conforme é habitual, as boas vindas e abertura da aula foi feita pela reitora, Cândida Cativo, que apresentou o professor Sérgio. O encerramento esteve a cargo do presidente da Freguesia de Olhão, Luciano Jesus, que, tendo assistido à palestra, se congratulou com a magnífica aula, tendo mesmo confessado muito ter aprendido de interessante sobre o tema.

Também, como de costume, foram oferecidas várias lembranças ao convidado: uma miniatura do Caíque Bom Sucesso e alguns livros sobre Olhão, o Falar Algarvio e pragas Algarvias.

13.06.2017