João Bonança ensina a “combater o stresse”

“A vida é um mistério. Saber viver é uma arte”. Foi com esta citação que terminou a palestra “Vamos combater o stresse”, conduzida por João Bonança, no passado sábado, 21 de janeiro, no auditório da praceta de Agadir.

A abrir a sessão, estiveram a reitora da Universidade Sénior, Cândida Cativo, o presidente da Freguesia de Olhão, Luciano Jesus, e a vice-presidente da câmara, Gracinda Rendeiro, que deram as boas vindas ao público presente e introduziram o palestrante.

Dispensando grandes apresentações, João Bonança, além de ex-presidente da câmara de Olhão, é professor da Universidade Sénior, licenciado em Psicologia, mestre em Hipnoterapia e doutorando em Psicoterapia.

Antes de falar em stresse, João Bonança referiu a ansiedade como o “começo de tudo”. “Numa sociedade competitiva e autoritária, não é fácil dominar a parte psíquica”, afirmou o palestrante, explicando que é um estado generalizado de ansiedade que acaba por conduzir-nos ao stresse.

Para contrariar o combate destas doenças psíquicas com recurso a químicos, é preciso, segundo João Bonança, desenvolver técnicas para “despertar a mente ”, abrindo novas perspetivas para fugir à rotina instalada.

Passando pelas respostas fisiológicas e comportamentais de um indivíduo sujeito ao stresse, até à explicação das disfunções cerebrais causadas – que originam outras doenças - João Bonança concluiu que “os pensamentos são a nossa maior praga”. E “saber lidar com os nossos pensamentos e com a nossa mente” revela-se como o segredo para combater o stresse.

Estudioso da matéria há já vários anos, João Bonança destacou o “Mindfulness” - atenção plena ou consciência plena - como uma técnica de eleição para o alívio do stresse do dia-a-dia, que consiste em focar a mente no momento presente, eliminando assim a depressão causada pelas dores do passado e a ansiedade provocada pelo medo do futuro.

“Se soubermos lidar com os pensamentos, sabemos lidar com as emoções”, elucidou o palestrante, salientando ser determinante eliminar os pensamentos tóxicos que frequentemente nos assaltam. “É mais importante ser feliz do que ter razão”, afirmou João Bonança, sublinhando a importância de viver num “estado amoroso”, que nos conduzirá à paz e harmonia que tanto almejamos.

Ainda houve tempo para questões e testemunhos por parte do público, que se revelou muito interessado e participativo ao longo de toda a sessão.

A encerrar, o presidente Luciano Jesus anunciou para breve mais um curso de Mindfulness, uma notícia que foi acolhida com enorme alegria pelo público presente. O presidente da Freguesia assegurou que o curso já está combinado com o palestrante, João Bonança, devendo ter lugar dentro de um a dois meses, muito provavelmente já integrado no novo espaço da remodelada sede da Junta de Freguesia, com inauguração prevista para finais de março.

Com esta boa notícia, terminou mais uma palestra promovida pela Universidade Sénior de Olhão que, com casa cheia e muita emoção, se revelou um sucesso.

23.01.2017