Freguesia de Olhão tem novas instalações

Já estão abertas ao público, e em pleno funcionamento, as novas instalações da Freguesia de Olhão. Sem mudar de local, a sede foi ampliada para a loja contígua, na Rua General Humberto Delgado 26A-28B, acrescendo 180 m2 aos anteriores 146 m2.

A inauguração ocorreu, na segunda-feira, 10 de julho, às 20H00, no âmbito das comemorações do 322º aniversário da Freguesia de Olhão. 

A cerimónia começou no exterior, com o momento simbólico do descerramento da placa inaugural, pelo presidente Luciano Jesus, perante mais de 450 pessoas, entre convidados oficiais, membros de clubes e associações e muitos cidadãos da sociedade civil.

Placa descerrada, o presidente da Freguesia proferiu algumas palavras alusivas à ocasião, passando em seguida a palavra a Hélder Oliveira – mentor do grupo de marcha-corrida “Mexe-te Mó” - e a António Cerejo, impulsionador de grupos de BTT e vice-presidente do Núcleo Sportinguista “Os Leões de Olhão”, que representaram as sinergias associativas com a Freguesia de Olhão e deram o “tiro de partida” para marchadores e ciclistas, que vieram juntar-se à festa uma hora depois.

A sessão solene comemorativa do dia da Freguesia de Olhão prosseguiu na sala multiusos das novas instalações, onde os 100 lugares sentados foram insuficientes para a enorme afluência de público que quis assistir.

Com o presidente da Freguesia, Luciano Jesus, a vice-presidente da Câmara de Olhão, Gracinda Rendeiro e o presidente da Assembleia de Freguesia, João Estrela, na mesa de honra, teve lugar o primeiro ato formal da sessão - a entrega da medalha de honra da Freguesia “ao empreendedor, CEO da EC Travel, mas também ao ser humano de exceção e homem solidário que é: Eliseu Correia”, anunciou João Pereira, o apresentador de serviço.

Emocionado e feliz, o superagente do turismo algarvio, Eliseu Correia, que em 2013 decidiu fixar a sede da empresa EC Travel na cidade de Olhão, tendo faturado 27,5 milhões de euros em 2016 e recebido diversas distinções nacionais, entre elas PME Líder e Excelência e o título da “Melhor PME Nacional 2016” pela revista Exame, confessou-se “sem palavras”. Agradeceu à esposa, à família e a toda a sua equipa presente, sublinhando que veio para Olhão “pela vista” mas que aprendeu a gostar da cidade e sobretudo das gentes da terra que o acolheram da melhor maneira.   

No discurso principal da noite, o presidente Luciano Jesus, em fim de mandato, revelou-se feliz e com a sensação de “missão cumprida”. “Deixo este legado com imenso orgulho”, disse, acrescentando que “um autarca tem uma missão e tem de saber bem o que promete para que seja exequível”. “No final do segundo ano deste mandato, este executivo já se honrava de ter cumprido todas as promessas eleitorais, tendo a partir dessa data iniciado mais e novos projetos, os quais foram todos cumpridos, sendo que esta inauguração é disso exemplo e o seu maior reflexo”, concluiu.

O presidente pediu uma salva de palmas muito especial para os clubes, associações e coletividades “que deram do seu tempo e das suas famílias em prol dos outros”, enaltecendo que foi essa “política de proximidade, descentralizando ao máximo aquilo que é o poder político de uma freguesia” que permitiu tantas realizações. “Hoje podemos dizer que o trabalho feito por este executivo só foi graças a eles”, reiterou.

A noite prosseguiu em ambiente de festa, com a atuação do coro da Universidade Sénior de Olhão, sob a orientação do maestro Jorge Alves e apreciação da exposição “Olhares sobre Olhão” do CAPO – Centro de Artes de Pintores Olhanenses, coordenado pelo Mestre Martins Leal, de onde se destaca uma tela alusiva ao 25 de Abril oferecida pela artista Goreti Ferreira. Na sala que funcionará como biblioteca e espaço internet, pode apreciar-se uma outra obra de arte – uma cegonha em tamanho real – oferecida pelo freguês e vizinho Rui Mendes.

A partir de agora, a nova Freguesia de Olhão terá novas valências, sendo de destacar, dois gabinetes passíveis de ser utilizados para consultas de nutrição, enfermagem, psicologia, terapia da fala, apoio jurídico, bem como melhores instalações para atividades da Universidade Sénior, numa sala multiusos, também disponível para palestras e apresentações. Outra valência a salientar, o espaço internet com biblioteca, para atrair os jovens (mas não apenas) à leitura.

A compra deste imóvel, que permitiu a obra de ampliação, só foi possível graças a uma enorme insistência e esforço pessoal do presidente e de toda a equipa da Freguesia, tendo sido adquirido por 1/3 do valor de mercado. Pedro Calado foi o arquiteto que, a título gratuito, concebeu o projeto, tendo também sido homenageado na sessão solene.

A festa de inauguração terminou no exterior com um jantar convívio, animado pelo som do DJ Mata, onde não faltou um bolo de aniversário para 400 pessoas e os “parabéns a você” cantados em uníssono, rematados por uma sonora salva de palmas.

14.07.2017