Palestra "A origem dos insultos"

Diz quem sabe que insultar bem é uma arte. Neste caso, quem estudou o assunto, e até já editou um livro sobre o tema, foi Sérgio Luís de Carvalho, que vem a Olhão, na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, a convite da Universidade Sénior, oferecer-nos uma palestra intitulada “A origem dos insultos”. 

Residente em Sintra e nascido em Lisboa, em 1959, Sérgio Luís de Carvalho é Licenciado em História e Mestre em História Medieval, trabalha como docente de História da Arte e é Diretor Científico do Museu do Pão e do Museu da Cerveja, para além ter já uma notável carreira literária, destacando-se no campo do romance histórico. 

A palestra realiza-se às 16h, no auditório da Praceta de Agadir e a entrada é livre. 

Deixamos um excerto do livro que faz introdução ao tema: 

Insultar bem é uma arte.
“De Abantesma a Zonzo, muna-se com um arsenal para todas as ocasiões”
Há muitos insultos e maneiras de insultar, podemos encontrar centenas de insultos. Alguns, até já os proferimos, em voz alta ou à sorrelfa; de outros já fomos alvo. Outros ainda, de tão elaborados, nem dão jeito proferir. E há ainda os que são mais comuns, brejeiros, reles mesmo. Perdem em elegância o que ganham em javardice. O facto de resultarem, diz bem da decadência a que chegou a nobre e vetusta arte de achincalhar o próximo. São insultos que estão ao nível daquele proverbio árabe que afirma que – até os coelhos são capazes de insultar um leão morto.

09.06.2017